728x90

header-ad

468x60

header-ad

STF decide: Aeroporto Castro Pinto pertence a Santa Rita


A briga é antiga. O município de Bayeux, antiga Barreira, antes de se emancipar, pertencia a Santa Rita. Após a separação, a briga continuou em torno de limites.
Com a construção do aeroporto Castro Pinto, exatamente entre os dois municípios, cada um tentou puxar a sardinha, ou os aviões, para sua brasa ou seu controle.
Em 2013, os prefeitos Reginaldo Pereira e Expedito Pereira, celebraram um acordo em que Bayeux era beneficiado com 56% da área do aeroporto.
Já em 2016, o Partido da República, comandado pelo deputado federal Wellington Roberto, que tinha o apoio do então prefeito Netinho, ingressou com Ação Direta de Inconstitucionalidade junto ao STF.
Ontem, em decisão unânime, o Supremo Tribunal Federal declarou inconstitucionais duas leis do Estado da Paraíba que redefiniam limites dos dois municípios, resultando que o Aeroporto Castro Pinto fica integrando de forma definitiva a área do município de Santa Rita.
A decisão acarreta uma série de implicações econômico-financeiras, urbanas, político-administrativas e socioambientais que deverão ser observadas pelos gestores dos municípios envolvidos.
Diversas lideranças e personalidades de Santa Rita comemoraram a decisão do STF e os benefícios dela decorrentes para o município canavieiro. Já a oposição em Bayeux, desceu a lenha no prefeito Berg Lima que não adotou nenhuma iniciativa para evitar esse desfecho, prejudicial ao vizinho município.
« PREV
NEXT »

Facebook Comments APPID